segunda-feira, 8 de junho de 2009

CRISE NA LIDERANÇA CRISTÃ

Onde estão os líderes parecidos com Jesus?
Onde estão os verdadeiros líderes cristãos?

Fazendo uma comparação de nossos líderes com a liderança de Jesus percebemos a enorme distância que nos encontramos do padrão (Jesus).
Quando eu olho para João 13, no episódio em que Jesus lava os pés dos discípulos, sinto-me ainda mais distante e carente de uma liderança que tenha o modelo de Jesus. No diálogo com os discípulos Jesus diz a Pedro, “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo, mais tarde, porem, entenderás” (João 13.7 BNVI).
Nem Pedro, nem nós no século XXI entendemos! Jesus estava tentando ensinar o seguinte: “ Pedrão liderança é servir”.
Muitos líderes com uma visão empresarial estão perdendo de vista os exemplos de liderança de Jesus. Jesus estava no meio das ovelhas, no meio do povo, Jesus visitava as aldeias, as cidades, as casas das pessoas, sentava na grama, participava da mesma, mesa comia a mesma comida, Jesus influenciava as pessoas. Hoje vemos líderes liderando por imposição, líderes que comem comida e sentam-se em lugares separados, líderes que não visitam as pessoas, líderes que não querem cuidam de sua ovelhas. Será que Jesus agia assim? Gerge Barna no seu livro líderes em ação diz que os líderes precisam fazer tudo: “os líderes fazem todas estas coisas o tempo todo”.
Outro texto que poderíamos citar esta em Filipenses 2.5-8, esse texto mostra a humilhação de Jesus. Paulo diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, o qual, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvazio-se a si mesmo, vindo a ser servo...”
Há líderes hoje que estão se achando maiores que Jesus sentam-se em seus “tronos” e só sabem mandar. Será esse exemplo de Jesus? O texto diz “vindo a ser SERVO!”
Um dia no final de um evento dos jovens pedi a um seminarista que me ajudasse a levar um banco para dentro da igreja, a sua resposta me surpreendeu: “já passei desse estágio”. Será que ele esta sendo influenciado pela liderança de Cristo?
Recentemente li um livrinho muito bom, Ensinando para transformar vidas de Howard Hendricks. Ele diz o seguinte: “segundo o ensino do Novo Testamento, saber e não praticar significa não saber nada”.
Hoje há muita capacitação “empresarial”, mas pouca ação! Para muitos líderes a mensagem de Jesus ainda ecoa “Vocês não compreenderam nada”.
Os líderes de hoje querem impressionar com grandes eventos, construções, status, cargos, Mas Jesus não está muito interessado em nada disso. Como Ronaldo Lidório diz: “Jesus conhece o secreto da sua vida. É certo que Ele não se impressiona com as grandes construções que você levantou as realizações aclamadas por multidões ou teses defendidas debaixo dos holofotes. O carpinteiro olha direto para o coração e vasculha a sua alma”.
A pergunta ainda ecoa nas Ekklesias: “onde estão os líderes parecidos com Jesus?”
Deus nos ajude a encontrá-los!

Evandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário