quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ensinando para Transformar Vidas - Resenha

Se alguém tem autoridade para falar sobre a capacidade de chegar à velhice com disposição e força para oferecer contribuições valiosas para a sociedade e para a Igreja, esta pessoa se chama Howard G. Hendricks. Professor no Seminário Teológico de Dallas nada menos do que cinco décadas, ele também dirige o Centro para Liderança cristã da instituição, que fundou em 1986.
O prestígio de Hendricks como educador não ofusca seus outros talentos. Ele também é um excelente orador, um especialista das Escrituras Sagradas e muito requisitado como conselheiro. Foi capelão do time de futebol americano do Dallas Cowboys de 1976 até 1984. Seu programa de rádio, The art of family living (A arte de viver em família) edificou inúmeros lares dos Estados Unidos.
Além de O outro lado da montanha, outras obras de sua autoria foram traduzidas para o português nos últimos anos: Manual de ensino para o educador cristão (com Kenneth O. Gangel, CPAD), O ministério de administração (com Stephen B. Douglas e Bruce E. Cook, Editora Candeia), Pastores e mestres (com Roberta Hestenes e Earl Palmer, Edições Vida Nova), Vivendo na Palavra (com William D. Hendricks, Imprensa Batista Regular) e Ensinando para transformar vidas (Editora Betânia).
Atualmente, Hendricks vive em Dallas, no Estado do Texas (EUA), com sua esposa Jeanne.

O livro Ensinando para transformar vidas está separado distintamente em sete maravilhosos capítulos onde, o autor relata a teoria das sete leis de ensino: Do professor, do ensino, da atividade, da comunicação, do coração, da motivação e da preparação prévia.
Inicialmente Hendricks destaca a lei do professor, essa se baseia em experiência de vida. Um bom professor precisa ter conteúdo para ensinar os alunos, mas, além disso, ele também precisa aprender com sua classe, pois o professor que “para de crescer hoje pára de ensinar amanhã” (pág. 15).
O crescimento do professor precisa ter três aspectos: Intelectual, físico e social.
No aspecto intelectual consiste em se disciplinar em um programa de leitura e estudo; fazer cursos de atualização e conhecer bem os alunos. Já no aspecto físico o mestre precisa ter disciplina no gasto com seu dinheiro, tempo, vida sexual, alimentação, além de manter exercícios físicos. E finalmente no aspecto social é preciso manter um relacionamento sincero com amigos, vizinhos, pessoas não-crentes, pastor e outros. O professor nunca pode achar que já sabe tudo, ele precisa estar em constante aprendizado.
A segunda lei, a do ensino tem em síntese influenciar os alunos, o professor não apenas passa o conteúdo, mas permiti que os alunos aprendam fazendo. O professor então passa ser um motivador e o aluno um investigador. Para isso o professor precisa de algumas metas: primeiro ensinar os outros a pensar; ensinar a aprender e terceiro ensinar os outros a trabalhar.
É responsabilidade do professor, levar os alunos a desenvolver bem a habilidade de ler; escrever, ouvir e falar. Hendricks diz que “ensinar é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte” (pág. 53).
A lei da atividade se resume em duas frases, impacto e transformação. Segundo a obra, o ensino cristão hoje tem perdido sua força quando não deveria. À mensagem do cristianismo deve transformar vidas e a lei da atividade diz o seguinte “quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume do conteúdo apreendido” (pág. 58). Ou Seja, o ensino precisa ser acompanhado de ações para que o aluno possa fixá-lo e aplicá-lo em sua vida.
O grande desafio que o autor destaca é a lei da comunicação. “Para que haja comunicação é necessário que se estabeleça uma ponte de ligação entre o comunicador e o receptor” (pág. 75). Hendricks destaca principalmente para que o professor consiga estabelecer essa ponte é preciso conhecer bem o aluno e não só isso o professor precisa comunicar com sua vida. Nesse processo o autor destaca duas palavras para ajudar os professores: preparação e apresentação.
Outra lei importantíssima que a obra nos remete é a lei do coração, a personalidade, o caráter do professor gera um laço de sinceridade e confiança com os alunos, esse era o motivo pelo quais os discípulos seguiam a Jesus. O ensinar com o coração tem maior impacto na vida dos alunos. Hendricks diz mais “É preciso, então estabelecer com eles um relacionamento genuíno, uma comunicação de alma para alma” (pág.97).
A sexta lei é a da motivação, que segundo autor é fundamental para que o aluno esteja desejoso de aprender, sem motivação os alunos não aprendem. O autor destaque que o aluno esteja adequadamente motivado. Não motivado por ganhar algum tipo de prêmio ou por culpa, mas o aluno precisa perceber a necessidade de crescer naquilo que está sendo ministrado em sua vida. Muitos discipulados são frustrados por causa da motivação errada. Ser igual ao mestre deveria ser o anseio de todo aluno.
Por fim vem à lei da preparação, esta diz que “o processo de ensino-aprendizagem é mais eficiente se, tanto o professor como o aluno estão previamente bem preparados” (pág. 125). Nessa seção o autor destaca que é de extrema relevância as tarefas para casa, pois faz com que o aluno já venha para classe com a mente aquecida. Veja as vantagens segundo Howard Hendricks: 1) A tarefa colocada o pensamento em movimento; 2) O aluno passa a ter um ponto de partida; 3) O aluno aprende a estudar a Bíblia independente. O professor também precisa elaborar sua aula com criatividade; precisa levar o aluno a pensar e distribuir tarefas aceitáveis. O professor deve estar preparado para perguntas difíceis, mas se por acaso não souber responder é melhor não inventar respostas, mas sim responder no próximo encontro.
Poderíamos concluir que as sete leis são fundamentais para um ensino de qualidade e de crescimento tanto do aluno quanto do professor. E certamente essa obra oferece ferramentas valiosas para todos educadores cristãos ou não.
Oferece sugestões para professores da Escola Bíblica Dominical, professores, seminaristas, pastores e todas as pessoas interessadas em adquirir maior conhecimento na área de ensino religioso ou secular. O livro apresenta fundamentos necessários à compreensão do assunto que contribui para o desenvolvimento acadêmico e espiritual de qualquer pessoa.

HENDRICKS. Howard. Ensinando para Transformar Vidas; Trad. Myrian Talitha Lins. 1ª Ed. MG: Betânia, 1991. 143 P.

2 comentários:

  1. Excelente resenha. Obrigado pela informação. Boa compreensão.

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